Crônica!



O que fica após uma partida de futebol?

         Para melhor compreender essa situação irei analisar um jogo de final de campeonato, “A grande decisão”. Mas, para isso, voltaremos no início da temporada, em que os dirigentes, de posse do regulamento, fazem seus planejamentos, contratam a comissão técnica, jogadores e montam seus times.
Através dos noticiários, entrevistas dos técnicos, jogadores e dirigentes, percebe-se que o objetivo maior é chegar à grande final do campeonato. Depois de meses, viagens longas, contusões dos jogadores, suspensões e vários jogos chega-se enfim à grande decisão. Às vezes se escuta que os “melhores times” não estão na final. Mas, se existe um regulamento, tanto o time A quanto o time B marcaram os pontos necessários, então, queiram ou não queiram, os melhores estão na final. E é aí, na final, que quero refletir o que fica após uma partida de futebol.
         Mas, antes ainda, quero dizer que os bastidores de uma final são muito complexos e muitas das vezes, só se mostra o glamour do jogo; estádio cheio, torcida cantando e empurrando seu time, um verdadeiro espetáculo do futebol.  Mas, para se ter esse espetáculo, muitas coisas precisam acontecer, tais como: o deslocamento de jogadores e torcedores em  trânsito caótico, a compra de ingressos, a entrada e saída dos estádios, a segurança, etc. Deixo essas ponderações no ar e retorno ao assunto proposto. O que fica após uma partida de futebol?
         Pensemos primeiro nos artistas do jogo. O que fica para os jogadores, após uma partida de futebol? A realização profissional e a realização do sonho de ser campeão. Todos são vitoriosos, pois no início da temporada, todos diziam que o objetivo era chegar à final, e aqui estão eles. Logo, comemorem, mesmo sendo derrotados, pois quantos queriam estar aqui e ficaram para trás. Pensem que quando crianças tinham sonhos, e quantos sonhos vocês podem realizar agora com o sucesso alcançado.
        O que fica para os juízes após uma partida de futebol? É preciso que os juízes estejam muito bem preparados emocionalmente, pois como fazer a mediação de um jogo entre duas equipes, em que se sabe que uma delas sairá “vencedora” e outra “derrotada”. Acrescenta-se aí, que ouvirá coisas absurdas como palavrões, xingamentos e até ofensas à própria mãe.
        Dando continuidade, pensemos agora o que fica para os torcedores após uma partida de futebol. Bem, aqui fica minha maior reflexão, pois todos os torcedores precisam pensar repensar e se conscientizar do que é, e o que irá fazer em uma partida de futebol (no estádio). É preciso pensar em muitas coisas que “ficam” após uma partida de futebol.
        Alguns sairão felizes, exaltados, inebriados de tanta alegria e felicidade por ter como campeão o seu time e outros sairão tristes, abatidos e, às vezes, revoltosos com a derrota de seu time. Conviver com a alegria e a tristeza lado-a-lado não é fácil, mas é possível. Devemos pensar e ter bem claro em nossas mentes que todos somos seres humanos racionais e podemos conviver como irmãos mesmo durante as competições. É preciso compreender que muitas pessoas ali estão com suas famílias; que economizaram o ano inteiro para ter um momento de lazer e de realização com um ente querido; quantos só poderão ir esse dia ao estádio; quantas vidas são perdidas após uma partida de futebol; quantas famílias destruídas; quantas lesões e marcas são deixadas para sempre após uma partida de futebol; quantas agressões verbais são feitas durante e após uma partida de futebol (a mãe do juiz que o diga!); quantas agressões (verbais ou físicas) são feitas aos artistas do espetáculo (os jogadores), por não aceitarem a derrota, mesmo que eles tenham mostrado raça e amor ao time. Ora, seu time pode ser o melhor, os jogadores serem astros e ter o melhor elenco, mas isso só vale quando se ganha? Quando se perde acaba-se tudo?
        Devemos amar nosso time, porque é nosso time. Se perder ou ganhar isso será consequência do jogo. Às vezes, nem sempre o “melhor time” ganha, mas no dia da decisão o outro poderá ser mais eficiente, ter estudado melhor o adversário. Parabéns para ele.
       O que fica após uma partida de futebol?
        Fica a certeza de que, no dia seguinte, tudo voltará ao normal, porém para aqueles os quais relatei anteriormente, às vezes, a vida nunca mais será a mesma. Tudo porque no dia em que pensou ser um dia de alegria, comemoração e felicidade, por estar realizando o sonho (porque para muitos é um sonho ir ao estádio), tornou-se tristeza.
       O que fica após uma partida de futebol?
       No dia seguinte, para muitos o dia começa no hospital, na cadeia, desempregado ou até mesmo no cemitério.
      O que fica após uma partida de futebol?
       Fica a felicidade, alegria, a glória de ver seu time campeão. Após a partida vira-se a noite e passa o dia extasiado de tanto comemorar, seja só, ou com os amigos. É inexplicável a paixão de torcedor.
      O que fica após uma partida de futebol?
      Fica a certeza de que o futebol realmente é uma paixão nacional, capaz de fazer as pessoas chorarem de tristeza, mas também de alegria, de fazer loucuras em prol de seu time, de comemorar de formas impensadas, de se extasiar. Mas, também fica a certeza de que os homens (torcedores e torcedoras), precisam se conscientizar que a disputa, a rivalidade, deve estar tão somente dentro de campo (há regras). Que as torcidas empurrem seus times, que os torcedores se extravasem, mas que nunca se esqueçam de que, para tudo há limites. Que cada um veja no adversário a figura de um irmão, de um pai de família, de um trabalhador honesto, que quer simplesmente torcer em paz pelo seu time, vencendo ou perdendo. Que ao sair do estádio, cada um possa ir para casa, encontrar seus entes querido e seguir sua vida.
         O que fica após uma partida de futebol?
          A certeza de um novo espetáculo, entre cores diferentes, mas, de fortes emoções.



Autor: Prof. Fernando Jerri de Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Façamos a diferença!

TCC PDDE