Discurso de Formatura 9º Ano!

Excelentíssimo Sr. Thales Hannas, Diretor do Colégio América.
Excelentíssima Sr.ª Cristiane Mattos, Diretora Pedagógica do Colégio América.
Demais integrantes da mesa, professores, familiares e demais presentes.
Queridos afilhados!
O que dizer nessa hora?
Sinto-me honrado em poder proferir algumas palavras a vocês.
Na vida não fazemos só aquilo que gostamos ou queremos, mas podemos mudar nossa maneira de pensar e agir.
Pensemos: Conseguiríamos viver sem essa, digamos, torturante, vida escolar? (...) seus sorrisos lhes traem. Devo crer impossível! O ser humano nasceu para aprimorar-se. Não bastam apenas os ensinamentos ditados pela família, queremos mais... E se queremos mais, meus caros, é porque temos uma vida interior muito rica e que precisa da água redentora da educação. É um somatório de forças. Essa água é a que move as pás do moinho de seus pensamentos, sensações, certezas e esperanças.
Para isso é necessário traçar metas, seguir em frente, trilhar caminhos corretos e com sabedoria, buscar realizar todos os nossos planos. Obstáculos surgirão pela frente, mas, obstáculos existem para serem vencidos.
Se há uma coisa legal da idade de vocês é o sonhar.
Se há uma coisa que gosto em mim é sempre me perguntar ‘o que vou ser quando crescer? Eu me pergunto isso ainda. Acho que quando eu parar de perguntar, minha vida se vai. Nunca deixem de fazer isso, de pensar no futuro, de sonhar.
Quatro anos juntos me permitem dizer hoje que conheço um pouco de cada um de vocês; alguns com mais propriedade. Lembrarei de vocês como um grupo extremamente unido e criativo. Há entre vocês alguns menos curiosos pelo conhecimento, ainda. Outros, muitos curiosos por novos e constantes desafios diante dos quais nos esforçamos sempre para colocá-los em todas as áreas do conhecimento. Levo comigo muitas lembranças de trabalho, de contos, de piadas, de alguns momentos alegres e algumas broncas. Tenho certeza que todos deixam no Ensino Fundamental uma marca. Alguns, verdadeiras pegadas, porém, todos uma lembrança. Acima de tudo, tenho a certeza que a chama do amor e amizade tocou cada alma aqui presente. Alguns de vocês ainda não perceberam isso ao certo, mas sei que um dia perceberão que ela arde dentro de seus corações.
Queridos alunos, vocês acabaram uma importante etapa da vida escolar e novos caminhos virão pela frente. Mas lembrem-se do seguinte: vocês deverão zelar pelo bom nome de cada um de vocês e ter a coragem de assumir novos desafios. Trilhem por seus próprios caminhos, almejem o topo e arrisquem, acreditem e invistam nos seus sonhos e nunca deixem de ser felizes. Desejo que seus caminhos sejam iluminados e repletos de belas melodias.
Que sejam mulheres e homens valorosos e bondosos para que seus pais, aqui presentes, e todos à sua volta, possam ficar sempre orgulhosos pela contribuição que cada um de vocês fará, com certeza, para este país e também para este mundo em constante transformação. Parabéns! Amo vocês!

Prof. Fernando Jerri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Façamos a diferença!

TCC PDDE